SP: confiança dos empresários no comércio cresce 9,6% em novembro
Cenário resulta em maiores expectativas para contratação e investimento no setor
Camila Stucaluc
Os comerciantes paulistas continuam otimistas com a recuperação econômica. Segundo balanço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em novembro, o índice de confiança dos empresários no setor avançou 9,6%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dentre as variáveis que integram o índice, a que avalia as condições atuais cresceu 2,1%, passando de 106,1, em outubro, para 108,3 pontos, no mês seguinte. Ao mesmo tempo, o índice que mensura as expectativas futuras registrou avanço de 2,1% - subindo de 152,9 para 156,1 pontos, na mesma comparação
Com o resultado, a intenção dos comerciantes em expandir os negócios cresceu 10,5% em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O avanço também foi computado nas expectativas para contratação de funcionários, que subiu de 122,3 para 124,9 pontos na comparação mensal.
+ Indústria tem nível de produção equivalente a 2009, época de crise mundial
"É possível afirmar que o setor empresarial está mais confiante em investir neste fim de ano do que em 2021, antecipando dias melhores. Isso pode ser justificado pelo cenário sem restrições sanitárias - diferentemente do existente no período da pandemia - e pelo quadro de vacinação mais avançado", explicou a FecomercioSP.