Número de consumidores que preferem retirar compras nas lojas cresce 46%
Essa já é a opção de entrega de quase 22,75% das compras feitas no e-commerce

José Luiz Filho
Em semana de Black Friday, o aumento da clientela nas lojas já é algo esperado, mas nem todos estão ali para comprar: às vezes é só pra conhecer o produto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Primeiro pesquiso na internet depois eu venho ver o produto aqui na loja. Se conseguir preço na loja compro aqui, senão eu compro na internet", afirma o corretor Carlos Roberto D'Angelo
Essa é uma das explicações para a alta de 226% nas visualizações de produtos na internet, do mês passado pra cá. No mesmo período, segundo levantamento da Linx Digital, plataforma de soluções para o varejo, as vendas no comércio eletrônico aumentaram 31%. (fonte: linx digital)
"Eu prefiro comprar pela internet porque o valor é melhor, eu consigo ver mais produtos, a gente não compra por impulso", afirma a recepcionista Fabiane Nilo da Silva.
O crescimento das vendas online é algo que vem se repetindo ano a ano, e durante a pandemia teve um impulso, mas o que chama a atenção é a forma escolhida pelo consumidor para receber o produto que comprou. Em vez da entrega em casa, cada vez mais gente prefere retirar a mercadoria em um depósito ou uma loja.
Essa já é a opção de entrega de quase 22,75% das compras feitas no e-commerce. A modalidade cresceu 46,59% em relação ao ano passado e 65,33% frente ao período pré-pandemia.
"O consumidor acaba tendo economia porque ele não paga o frete quando ele faz a retirada na loja, o próprio prazo de entrega que os lojistas oferecem nesta modalidade é mais curto", afirma Ricardo Pinho, diretor-executivo da Linx.
"Não tem essa demora de ficar esperando só nos dias uteis, final de semana não faz entrega, e já mata a ansiedade logo de uma vez", diz a auxiliar administrativa Daiane Gonçalves.
Leia também: