Custo de vida registra queda pelo terceiro mês consecutivo em São Paulo
Cenário é influenciado pelo preço dos combustíveis e de produtos varejistas
Camila Stucaluc
Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontou que o custo de vida na região metropolitana ficou menor em setembro. Após quedas de 0,18%, em julho, e 0,21%, em agosto, a taxa caiu novamente no último mês (-0,20%), mostrando um cenário positivo para a economia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Assim como registrado anteriormente, a variação do grupo de transportes, em que estão abarcados os preços dos combustíveis, foi determinante para o resultado. Em setembro, os valores médios caíram 2,26% no setor, sendo 3,07% para a classe E, e 1,42%, para a classe A. No varejo, por sua vez, a queda dos preços foi de 0,91%.
Os dados apontam ainda para um aumento relevante no grupo de habitação (0,87%), influenciado pelo reajuste dos produtos de consumo doméstico, como o botijão de gás (2%). Ao mesmo tempo, embora tenha retraído agora, o grupo de alimentação e bebidas permanece inflacionado, com altas de 13,6%, em 12 meses, e de 11%, em 2022.
+ Fluxo em shoppings cresce 3% em setembro e registra terceira alta seguida
Com o resultado de setembro, a taxa do custo de vida nos últimos 12 meses passou da casa dos 12%, em abril, para 8%, enquanto o acumulado de 2022 ficou em 4,62%. "Os números são positivos não por expressar um contexto pontual, mas por sinalizar uma tendência de arrefecimento nos preços", disse a FecomercioSP.