Governo antecipa pagamento do Auxílio Brasil e Auxílio Gás em outubro
Ministério da Cidadania diz que mudança faz parte das ações de conscientização no Outubro Rosa
A Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania anunciaram a antecipação do pagamento dos programas sociais Auxílio Brasil e Auxílio Gás no mês de outubro. O crédito, inicialmente previsto para ser depositado no dia 18, ocorrerá a partir do dia 11 para os beneficiários com final de NIS 1. Ao todo, 21,1 milhões de pessoas receberão o Auxílio Brasil em outubro, com valor de R$ 600,00. Do total, 17,2 milhões são mulheres. Já o Auxílio Gás chegará a 5,9 milhões de pessoas, a um valor de R$ 112,00.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Veja a tabela
O anúncio das antecipações coincide com o segundo turno das eleições, mas o Ministro Ronaldo Bento negou justificativa eleitoral para as medidas. "A gente não poderia ficar de braços cruzados, sabendo o que fazer e como fazer, limitado pelo período eleitoral. A análise é justamente ao contrário do senso. Por que não iríamos ajudar a população pobre no país, porque tá no período eleitoral? Estamos saindo de uma pandemia, um momento de guerra, de um lado segurança energética, do outro segurança alimentar, então quem tem fome, precisa de proteção social, não pode esperar".
Durante os anúncios, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, garantiu que a instituição financeira vai operacionalizar a 13ª parcela do Auxílio Brasil, prometida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), quando a medida foi oficializada.
"A implementação é muito fácil, porque a gente só opera, o banco tá preparado, tem escala pra operar. A gente tem contrato com o Ministério da Cidadania, que é o nosso cliente, e uma vez contratado será operacionalizado, não tem mistério nenhum", afirmou a presidente da Caixa.
Além da antecipação dos pagamentos dos programas de transferência de renda, a diretoria da Caixa anunciou ainda planos já disponíveis para o público feminino, como Previdência Pra Elas, de planejamento futuro de renda; Seguro Vida Mulher, de cobertura financeira por morte acidental ou natural; e Rapidex Mulher, de apoio jurídico e de proteção à vítima de violência, além de mecanismos de educação para conclusão do ensino fundamental e médio.