Conab projeta aumento de 5% na produção nacional de café em 2022
Mais de 2,2 milhões de hectares já são destinados à colheita do grão no país
Camila Stucaluc
Dados mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que os produtores brasileiros de café deverão colher 50,38 milhões de sacas na safra 2022. A coleta já atinge 99% da área destinada para a cultura, e o volume estimado representa um aumento de 5,6% em comparação ao ciclo de 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o levantamento, a área destinada à cafeicultura nacional em 2022 é de 2,24 milhões de hectares, sendo 1,84 milhão de hectares para lavouras em produção e 402 mil hectares de área em formação. A produtividade média nacional de café também deve crescer e é projetada em 27,4 sacas por hectare, 3,7% maior em relação ao ano anterior.
Apesar da recuperação, o aumento é inferior ao esperado para o ano. "O clima adverso influenciou de maneira negativa as produtividades nos dois últimos ciclos. Em 2020 o desenvolvimento da cultura foi influenciado pela falta de chuvas e no ano passado, além da estiagem, foram registradas fortes geadas em importantes regiões produtoras", explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.
+ Cerca de 3 em cada 4 beneficiários usam Auxílio Brasil para comprar comida
Para o café arábica, a Conab espera uma produção de 32,41 milhões de sacas, acréscimo de 3,1% em comparação com a safra anterior. Já no caso do conilon, a companhia projeta um novo recorde de produção, estimado em um volume próximo a 18 milhões de sacas beneficiadas do produto - acréscimo de 10,3% em relação à safra anterior.