Nova redução no preço da gasolina é reflexo do mercado internacional
A redução deve chegar aos postos de combustíveis do país nos próximos dias
Luciano Teixeira
Depois da redução do ICMS dos combustíveis, o preço da gasolina continuou caindo, mas, agora, com a ajuda do mercado internacional de petróleo. A queda foi de mais 7% nas refinarias, nesta 6ª feira (2.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A redução deve chegar aos postos nos próximos dias. Segundo os especialistas, essa redução feita pela Petrobras é o reflexo da queda do preço do petróleo no mercado internacional. Até abril, o barril custava 120 dólares, agora está menos de 100, e a previsão é de que continue assim até 2023.
"Quando junta esses dois fatores, moeda valorizada e queda no preço do barril do petróleo, há espaço para revisão pra baixo no preço da gasolina. O consumidor deve perceber ao longo desse mês, uma queda de 4 a 4,5% no preço da gasolina na bomba". afirma o economista André Braz.
Etanol e diesel não tiveram redução. "A redução seria mais benéfica se ela acontecesse no diesel. O diesel é o combustível que chega a toda a sociedade. Chega através do frete mais barato", diz André.
No ano, houve uma forte oscilação de preços da gasolina. Em março, chegou a custar R$ 10 o litro em alguns estados. Em julho e agosto, o valor caiu artificialmente em 25% após a redução do ICMS.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço do combustível voltou a cair nos postos na última semana, e atingiu o menor valor desde fevereiro do ano passado.
Leia também: