Movimentação de cargas no Porto de Santos cresce 2,3% no 2º trimestre
Santos Port Authority teve maior lucro trimestral de sua história
A movimentação de cargas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, cresceu 2,3% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo a Santos Port Authority (SPA) - responsável pela administração do complexo portuário. No total, foram movimentadas 42 milhões de toneladas de cargas em abril, maio e junho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a SPA, o resultado contribuiu para que a receita líquida da companhia subisse 14,9% no período, em relação ao segundo trimestre de 2021, indo a R$ 339,9 milhões. O lucro da empresa no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 144,8 milhões. Trata-se do maior lucro trimestral da história da SPA. O recorde anterior havia sido registrado nos primeiros três meses do ano; a alta em abril, maio e junho frente ao mesmo período do ano passado foi de 46,4%.
A Santos Port Authority acrescenta que os custos operacionais recorrentes representam 24,2% da receita líquida no segundo trimestre de 2022, um crescimento de 3,3 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o registrado nos meses quatro, cinco e seis de 2021. Em relação à movimentação de contêineres -- utilizados para o transporte das cargas com maior valor agregado --, houve um aumento de 3,3%, indo a 1,2 milhão de TEU (Unidade equivalente a 20 Pés).
Veja também:
+ Colômbia quer pagar dívidas externas com proteção da Amazônia