Publicidade
Economia

Governo lança plano para reduzir emissões de carbono no agro

Plano ABC+ era discutido há mais de um ano, mas foi publicado no Diário Oficial nesta 5ª feira

Imagem da noticia Governo lança plano para reduzir emissões de carbono no agro
Embrapa
• Atualizado em
Publicidade

Publicado nesta 5ª feira (11.ago) para vigorar a partir de 1º de setembro, o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária - o chamado Plano ABC+, que valerá até 2030.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

É uma atualização do Plano ABC, com novos incentivos e fomentos às tecnologias ambientais. A portaria detalha como será a política setorial, criada para reduzir emissões de carbono pelo setor agropecuário brasileiro.

De autoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o plano ABC+ tem como meta "promover a adaptação [...] com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, considerando uma gestão integrada da paisagem rural".

O Mapa prevê a ampliação das áreas de integração entre florestas, lavouras e criação de animais em 10,10 milhões de hectares. Em 12,58 milhões de hectares serão implementados o sistema de plantio direto. Em 30 milhões de hectares serão adotadas práticas de recuperação de pastagens degradadas. As florestas plantadas serão extendidas em quatro milhões de hectares. Outros 13 milhões de hectares irão exprimentar os bioinsumos como defensivos. Em três milhões de hectares, sistemas irrigados. Será ainda feito o manejo de resíduos da produção animal em 208,40 milhões de metros cúbicos e mais cinco milhões de bovinos deverão ser criados em terminação intensiva.

Ao "estimular a adoção de sistemas, práticas, processos e produtos sustentáveis", o plano ABC+ pretende diminuir vulnerabilidades, conservando recursos naturais e a biodiversidade, além de contribuir para a estabilidade climática.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade