Oferta no hortifruti: clima ajuda na produção e preços caem em julho
Pesquisa da Conab contempla principais centrais de abastecimento do Brasil

Pablo Valler
Hortaliças e frutas estão com preço em queda nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas). Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou os dados nesta 3ª feira (19.jul). Após quase meio ano de altas, os preços da batata mantiveram-se em queda pelo segundo mês consecutivo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As boas condições de produção, com clima favorável, para a colheita do tubérculo propiciaram bons níveis de oferta. A maior queda de preços foi registrada na Ceasa do Distrito Federal, com variação negativa de 56,19%. A tendência, para este mês, é de uma nova redução nas cotações.
Uma nova estratégia de pulverização da produção da cebola aumentou a oferta da cebola. Goiás contribuiu com 27%. O Nordeste, principalmente Bahia e Pernambuco, teve representatividade de 18%. Minas Gerais com 17% e São Paulo 13%. Esta maior oferta do bulbo reduz a entrada de cebola importada no País e contribui para uma pressão de baixa nos preços.
A safra de inverno de tomate, abastecedora dos mercados atualmente, vem ganhando força em todas as regiões produtoras, o que possibilita diminuição dos preços. Os pomares de laranja conseguiram atender a demanda descrescente e comum do inverno. Já a banana e o mamão tiveram produção menor devido ao tempo frio, o que causou pressão nos preços.
O levantamento dos dados estatísticos que possibilitaram a análise deste mês foi feito nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Brasília/DF, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC.
Leia também: