Petrobras espera receber documentos de Paes de Andrade nesta 3ª
O nome indicado pelo governo federal à presidência da estatal precisa provar integridade e experiência
A Petrobras espera receber nesta 3ª feira (20.jun) mais uma parte dos documentos de Caio Paes de Andrade, o indicado pelo governo federal para presidir a estatal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Comitê de Elegibilidade (Celeg) deve receber primeiro o "background checking de integridade", que avalia o comportamento legal do candidato. Depois, o "background de covenants", que constam o currículo e a capacitação profissional.
Os documentos serão analisados por cinco pessoas, sendo que quatro votam. O quinto opina se houver empate. Há um prazo de sete dias.
O parecer vai gerar uma recomendação para o Conselho de Administração, que também vai votar. Pode ocorrer no mesmo dia, caso o presidente do Conselho, Márcio Weber, marque o encontro.
Com a decisão favorável do Conselho de Administração, Caio pode assumir a posição de membro de Conselho e, em seguida, a posição de presidente da estatal.
Depois da posse, Caio pode nomear os diretores - fase de grande interesse do governo federal. Esses também vão precisar ser aprovados pelo Conselho de Administração.
Segundo especialistas, Caio não preenche os requisitos para o comando da empresa de acordo com as disposições da Lei das Estatais, como o SBT News já explicou.
Enquanto isso, foi nomeado para a presidência da empresa o atual diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Fernando Borges.