SP: Estado bate recorde de empresas abertas no primeiro quadrimestre
Foram mais de 94 mil novos CNPJs no Estado de São Paulo, no primeiro quadrimestre deste ano
Anderson Scardoelli
O período de janeiro a abril foi de recorde no Estado de São Paulo, ao menos para um indicador voltado ao meio corporativo. Isso porque no primeiro quadrimestre deste ano, foram abertas 94 mil (94.043) empresas em todo o território paulista. O número supera a melhor marca registrada até então, que havia sido no primeiro quadrimestre de 2021 (88.618 novos CNPJs na ocasião).
+ Leia as últimas notícias de Economia no portal SBT News
Divulgados nesta semana, os dados sobre o surgimento de novos empreendimentos são da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Trata-se de órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta, por sua vez, conduzida pela Doutora em Economia, Zeina Latif, desde o mês passado. Ela fez questão de parabenizar os principais responsáveis pelo recorde: os empreendedores.
"Parabenizamos os empreendedores de São Paulo, que viram uma oportunidade de crescimento profissional e acreditaram em nossas políticas públicas. O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Jucesp, trabalha para melhorar o ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo", declarou Zeina.
Em nota, a Jucesp destaca que tem atuado para se digitalizar e desburocratizar processos relacionados à abertura de empresas. Nesse sentido, o órgão avisa que determinados trâmites, que até pouco tempo atrás levavam até cinco dias para serem concluídos, já são gerados e finalizados em menos de 24 horas.
O governo estadual de São Paulo aproveitou o recorde para reforçar que tem desenvolvido programas em prol de quem deseja empreender. Um desses projetos é o Bolsa Empreendedor, que promove capacitação, sobretudo para mulheres, jovens, negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Novas empresas por segmentos
Além do número total, que pela primeira vez rompeu a barreira dos 90 mil novos CNPJs em um único quadrimestre, a Jucesp indicou os três setores que formaram o pódio da geração de empresas em São Paulo de janeiro a abril deste ano. Confira:
- Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (26,87%);
- Atividades profissionais, científicas e técnicas (12,39%);
- Atividades administrativas e serviços complementares (12,31%).