Publicidade
Economia

Petrobras avisa Planalto sobre falta de diesel

Carta foi enviada para que governo federal crie estratégias de contenção ou importação do combustível

Imagem da noticia Petrobras avisa Planalto sobre falta de diesel
Bomba de diesel em posto
• Atualizado em
Publicidade

A Petrobras enviou ofício ao governo federal, nesta 5ª feira (27.mai), formalizando que há grande chance de faltar diesel no Brasil no terceiro trimestre.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O combustível escasso é uma das razões para a estatal defender a Paridade Internacional de Preços (PPI). Uma mudança de parâmetro poderia incentivar a compra, por parte dos postos de combustíveis, de refinrias nacionais, o que aceleraria a demanda.

Um alerta "informal" foi dado no começo da semana pelo, agora, ex-presidente da empresa, José Mauro Coelho. Agora, a diretoria, também sob ameaça de Jair Bolsonaro, decidiu oficializar o anúncio com dados. Assim, nem o presidente da República nem os Ministérios da Economia ou Minas e Energia terão a oportunidade de insinuar que a Petrobras foi conivente e atrapalhou planos do governo federal.

De acordo com o ofício, o desabastecimento pode ocorrer entre julho e setembro, quando o Brasil aumenta a demanda por combustíveis para escoar a safra de grãos, que começa a ser colhida em breve. Nesse mesmo período, a demanda também cresce nos Estados Unidos e na Europa por causa das férias de verão.

Outro fator que segue preocupante é a guerra entre Rússia e Ucrânia, grandes produtores que estão praticamente fora do mercado.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade