Pequenas indústrias apresentam desempenho positivo no 1º trimestre
Condições financeiras, no entanto, tiveram recuo devido ao alto custo de matéria-prima
O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para as micros e pequenas indústrias, segundo balanço da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O panorama apresenta melhora significativa no desempenho do setor, que registrou a melhor média (45,5 pontos) para o período desde 2012.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No geral, o indicador contabilizou 43,3 pontos em janeiro de 2022, resultado abaixo da média histórica (43,5 pontos). Nos meses seguintes, porém, o desempenho melhorou, registrando aumento de 1,8 ponto em fevereiro e de 2,9 pontos em março.
Por outro lado, as condições financeiras apresentaram um recuo de 3,7 pontos nos primeiros meses de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O cenário é influenciado, principalmente, pela falta ou alto custo de matéria-prima.
+ Petrobras anuncia reajuste de 6,7% para combustível de aviões
"O desempenho da pequena indústria no trimestre foi positivo, mas esse problema segue travando o que poderia ser um melhor resultado. A piora da situação financeira é outro reflexo desse problema de insumos", explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo. Mesmo com o problema, ele reforça que a confiança do empresário em relação ao setor continua otimista.