Publicidade
Economia

Principais bolsas fecham em baixa com conflito entre Rússia e Ucrânia

No Brasil, o dólar fechou esta 5ª feira (24.fev) cotado a R$ 5,10

Imagem da noticia Principais bolsas fecham em baixa com conflito entre Rússia e Ucrânia
Gráfico mostra linhas subindo e descendo (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O mercado de ações reagiu negativamente ao conflito entre Rússia e Ucrânia na Europa. As principais bolsas de valores fecharam em baixa. No Brasil, o dólar interrompeu a sequência de quedas e subiu 2%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os ataques no território ucraniano provocam insegurança nos investidores. Eles correm para o que é conhecido no mercado como um porto seguro: o dólar. Maior procura é igual a maior preço. Já a busca pelos chamados "ativos de risco", as ações de renda variável, despenca. "A primeira coisa que cai é a bolsa e a primeira coisa que oscila são as moedas, exatamente como a gente viu hoje cedo, dólar subindo, bolsa caindo não só aqui como no mundo todo", disse o analista de investimentos Fernando Bresciani.

No Brasil, o dólar fechou esta 5ª feira (24.fev) cotado a R$ 5,10. Queda de 0,37% no Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Na maioria dos mercados na Ásia, Estados Unidos e Europa, também houve recuou. Na Rússia, o índice desabou 33%.

Depois de dois anos de retração econômica por causa de uma pandemia, tudo o que o mundo não precisava era de um conflito com repercussão no mercado global. Mas, para o Brasil, as consequências podem não ser tão prejudiciais assim a médio e longo prazos. Segundo Bresciani, "em vez de você sofrer só o viés da incerteza, você tem também o benefício da entrada de recursos, porque o investidor está lá fora, ele fala 'puxa, o que vou comprar nos EUA se ele entrar numa guerra? O que vou comprar na Europa se a Europa entrar numa guerra?'". Assim, explica, "sobra um pouco o mercado chinês e a nossa bolsa, que ele fala 'puxa, posso comprar ações de empresas excelentes, portadoras de commodities sólidas, onde eu ganho em cima disso'".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade