Setor de serviços cresce 2,4% de outubro para novembro de 2021
Serviços de informação e comunicação impulsionaram a alta
O setor de serviço cresceu 2,4% de outubro para novembro do ano passado, após dois meses de taxas negativas. Os dados são da Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (13.jan) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre as atividades que impulsionaram o crescimento estão os serviços de informação e comunicação que subiram 5,4%. No subgrupo, destaque para o setor de tecnologia da informação que cresceu 10,7% de outubro para novembro, a maior taxa desde janeiro de 2018 quando o índice alcançou 11,8%.
"O setor de tecnologia da informação é formado, principalmente, pelos segmentos de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares e consultoria em tecnologia da informação", explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
Outra atividade que impactou positivamente o índice de novembro foi o setor de transportes, que cresceu 1,8% e praticamente recuperou a perda de 1,9% observada entre setembro e outubro. Com isso, a atividade está num patamar 7,2% acima de fevereiro de 2020. Os destaque foram o transporte aéreo de passageiros, correio e transporte rodoviário de carga.
Com alta de 2,8%, os serviços prestados às famílias também ajudaram no resultado. Fazem parte dessa atividade os serviços de alojamento e alimentação, como os de entrega de comida.
Das 27 unidades da federação, 18 tiveram expansão no volume de serviços entre outubro e novembro de 2021. Entre os locais com taxas positivas estão São Paulo (4%), seguido por Rio de Janeiro (1,6%), Santa Catarina (3,7%) e Paraná (2,1%). Em sentido oposto, Pernambuco (-1,1%) e Bahia (-0,4%) assinalaram os resultados negativos mais importantes do mês.
Com o resultado de 2,4% em novembro, o setor ficou 4,5% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. E esta recuperação coloca o setor de serviço no maior nível dos últimos seis anos, igualando-se ao resultado de dezembro de 2015.