Publicidade
Economia

Produtos brasileiros dominam mercado de brinquedos

Associação contabiliza que participação dos produtos nacionais nas lojas subiu para 86%

Imagem da noticia Produtos brasileiros dominam mercado de brinquedos
Pessoas observam brinquedo em loja (Reprodução/SBT Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Tem muita criança feliz com o brinquedo que ganhou de presente, do Papai Noel, neste Natal. E quem está sorrindo muito, também, é a indústria nacional do setor. Depois de um longo período perdendo espaço para os importados -- principalmente chineses --, os produtos brasileiros estão dominando o mercado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Na casa das irmãs Maria Valentina e Maria Clara, Papai Noel fez uma visita generosa. E os presentes são nacionais. "A minha escolha foi pelo que chegaria a tempo, e teve produto nacional, sim, por conta disso...porque tudo que vinha de fora estava demorando mais um tempo", diz a advogada Luiza Martins.

E esses produtos têm conquistado cada vez mais espaço nos lares no país. "Devido ao frete marítimo também estar alto, o custo do produto importado estar mais caro, a gente teve uma venda maior dos produtos nacionais", afirma Ivan Chamie Filho, sócio diretor da MP Brinquedos.

A Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) contabiliza que a participação dos produtos nacionais nas lojas subiu de 51%, em 2019, antes da pandemia, para 86%, neste ano. Entre as razões para esse crescimento estão a falta de insumos, que fez cair muito a importação de produtos da China (-40%), e a alta do dólar.

"O setor de brinquedos está em festa!", falou o presidente da Abrinq, Synesio Batista. Segundo ele, neste ano, foram comercializados 1.500 brinquedos novos, ou seja, que antes não eram vendidos em solo nacional. Synesio ressalta aindda que "em alguns casos o preço nosso está menor que o dos importados".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade