Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até esta 2ª feira
Benefício é destinado à funcionários com carteira assinada e valores englobam meses trabalhados no ano
SBT News
A segunda parcela do 13º salário deve ser paga até esta 2ª feira (20.dez) pelas empresas aos funcionários. O valor, no entanto, deve ser menor que o da primeira parcela, uma vez que incidem os descontos em relação ao Imposto de Renda e ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O benefício está previsto na Constituição Federal e é um direito de todos os trabalhadores que prestaram serviço por, no mínimo, 15 dias durante o ano com a carteira assinada. As empresas que não efetuarem o pagamento ou atrasarem o benefício poderão ser multadas.
Para saber o valor do 13º salário é preciso considerar a quantidade de meses trabalhados: quem trabalhou os 12 meses do ano recebe um salário bruto integral. Quem foi contratado depois de 18 de janeiro receberá proporcional aos meses trabalhados.
+ Salário mínimo: relator sobe para R$ 1.210 previsão para 2022
A data limite para o pagamento da 1ª parcela é sempre no último dia útil de novembro, que neste ano caiu no dia 30. A outra metade deve ser disponibilizada para o trabalhador até o dia 20 do mês seguinte. Já as empresas que optaram por pagar o benefício em uma única parcela tiveram até o dia 30 de novembro para depositar o valor.