Após críticas de Guedes e pressão do governo, FMI fecha escritório no Brasil
Unidade funciona como embaixada da organização financeira. Saída em definitivo está prevista para junho de 2022

Cido Coelho
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai fechar seu escritório de representação no Brasil. A instituição internacional confirmou ao SBT News que o fechamento da unidade, que fica em Brasília, foi acordado com o governo Bolsonaro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com o órgão, o FMI vai encerrar as atividades em 30 de junho de 2022, quando termina o prazo da atual representação no Brasil. O vencimento foi definido em acordo prévio com o país. O escritório de representação tem o papel de ser como uma embaixada da organização no Brasil.
"O FMI concordou com as autoridades brasileiras em encerrar o Escritório de Representação do FMI em Brasília até 30 de junho de 2022, quando expira o mandato do atual Representante do FMI", diz trecho da nota enviada ao SBT News pela organização.
Além disso, o órgão declarou que espera manter a integração e o trabalho com o Brasil para manter o fortalecimento da política econômica do país.
"Esperamos que a alta qualidade do envolvimento do corpo técnico do Fundo com as autoridades brasileiras continue à medida que trabalhamos de perto para apoiar o Brasil no fortalecimento de sua política econômica e configurações institucionais", conclui o FMI.
O fechamento do escritório em Brasília vem após a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, que pediu a dispensa da missão do FMI no país. Em declaração num encontro de empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Guedes disse que estava 'dispensando a missão' da instituição e que eles fosse fazer a 'previsão em outro lugar'.
Além disso, o ministro declarou que o FMI já fez o que tinha que fazer no país e que já poderia ter saído do Brasil. Ele alegou que a instituição só não foi embora por causa 'do futebol, da feijoada e do bom papo'.
FMI foi criado na Segunda Guerra para auxiliar na estabilidade econômica dos países

O Fundo Monetário Internacional (FMI) foi criado em 1945 após a Segunda Guerra Mundial e é considerado a instituição financeira mais importante do planeta. O FMI tem 190 países membros e tem o objetivo de manter a estabilidade financeira das nações, além de proteger a economia mundial de eventuais crises.
Para ajudar os países em problemas, o FMI concede empréstimos em moeda estrangeira, com juros interessantes, sob a condição de desenvolver planos de recuperação econômica, para restaurar a confiança e a estabilidade econômica do país ajudado.
O Brasil está no FMI desde 14 de janeiro de 1946. É um dos membros mais antigos da instituição.