União Europeia proibirá commodities de áreas desmatadas
Novas regras foram publicadas pela entidade e devem afetar as exportações brasileiras
SBT News
A União Europeia (UE) publicou, nesta 4ª feira (17.nov), regras globais para proibir commodities provenientes de terras desmatadas. A medida impactará as exportações de produtos agrícolas brasileiros para a Europa. Entre os produtos proibidos estão soja, café, carne bovina, cacau, madeira, óleo de palma, e alguns derivados como couro, chocolate e móveis.
Segundo a entidade, as regras propostas garantiriam que "os produtos que os cidadãos da UE compram, usam e consomem não contribuem para a degradação florestal global". O objetivo é assegurar que apenas produtos "livres de desmatamento e legais" sejam permitidos no mercado europeu.
"As novas regras deverão reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a perda de biodiversidade. Finalmente, o combate ao desmatamento e à degradação florestal terá impactos positivos nas comunidades locais, incluindo as pessoas mais vulneráveis, como os povos indígenas, que dependem fortemente dos ecossistemas florestais", diz a UE.
Assim, exportadores deverão comprovar que não houve desmatamento na área produtiva depois do dia 31 de dezembro de 2020, ainda que permitido pelo Código Florestal.
A medida ainda prescisa ser aprovada pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News