Volume de vendas na Black Friday deve cair pela primeira vez em 5 anos
Alta da inflação é obstáculo para as vendas na quinta data mais importante para o varejo
A Black Friday 2021, comemorada no dia 26 de novembro, vinda dos Estados Unidos e que promete baixar preços em todas as categorias, deve apresentar a primeira queda em cinco anos se descontada a inflação atual de +10,67% acumulada de 12 meses, segundo projeção da Confederação Nacional de Bens, Serviços e turismo (CNC).
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Apesar de o faturamento estar estimado em R$ 3,93 bilhões no país, o maior desde 2010 quando a data foi incorporada ao calendário do varejo, com crescimento de 3,8%, se descontada a inflação de dois dígitos atual, o volume de vendas deve apresentar recuo de 6,5%, o primeiro desde 2016.
Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da situação econômica, as expectativas são positivas para a Black Friday, que já é a quinta data mais importante do setor, depois do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. "A facilidade de comparação de preços on-line, em um evento caracterizado pelo forte apelo às promoções, incentiva a competitividade e influencia o aumento expressivo da data no calendário do varejo", avalia.
A confederação coletou, diariamente, mais de dois mil preços de itens agrupados em 34 linhas de produtos ao longo dos últimos 40 dias encerrados em 16 de novembro. Destes, somente 26% revelaram tendências de redução de preço, percentual que contrasta com os 46% observados às vésperas da data no ano passado, quando a taxa de inflação representava menos da metade da atual (+3,9%).
Pela ordem, os produtos com as maiores chances de descontos efetivos e respectivas variações de preços nos últimos dias são: headsets (-13,0%); perfume feminino (-10,4%); creme hidratante (-7,2%), protetor solar e bronzeador (-4,2%); e caixas de som bluetooth (-3,4%). Por outro lado, dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são reduzidas.
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