Consumidores encontram iniciativas para driblar inflação dos alimentos
Ações incluem projetos sociais, aplicativos de busca de preços e vendas em preço de atacado
SBT Brasil
Com um aumento acumulado de 16,59%, nos últimos 12 meses, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para a alimentação em casa, produtos como óleo de soja, arroz e a carne se tornaram vilões. Para economizar, consumidores têm adotado diferentes iniciativas, como o uso de aplicativos, escolha de mercado com melhor custo-benefício e projetos sociais.
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Francisco Moura trabalha à noite como porteiro e de dia como motorista de aplicativo e, nem assim, consegue comprar o que precisa. Foi pensando na situação de pessoas como ele que um hipermercado começou a vender produtos de cesta básica a preço de atacado.
"A gente selecionou os itens mais importantes da família do brasileiro, são 28 itens. E a gente está com essa oportunidade de o cliente ter esse desconto já na primeira unidade", afirma Lucas Zanon, diretor de operações do mercado. Para pegar a promoção é preciso entrar no aplicativo do hipermercado. O desconto médio é de 8%.
Já em Paraisópolis, maior comunidade de São Paulo, um serviço que funciona em contêineres coloridos vende alimentos com preços 30% mais baixos que no comércio tradicional para mães que deixam seus filhos em creches da região.
Os atendentes são voluntários, os produtos são doados, e cada uma das 758 famílias cadastradas podem fazer compra uma vez por mês. O dinheiro arrecadado subsidia a cesta básica dos mais vulneráveis. A iniciativa é mantida pela Catedral Anglicana de São Paulo.
"Além da grande economia, a mãe pode usar esse dinheiro que ela deixou de gastar para, quem sabe, fazer um lazer da família ou para melhorar aquilo que ela não está tendo condições de comprar. Ou comprar uma proteína para os seus filhos. Foi essa nossa ideia", afirma o reverendo Aldo Quintão.