46% dos brasileiros conseguiram sair da lista de inadimplência em 2021
Recuperação registrada é maior que a de 2020 e menor que a de 2019
SBT Brasil
Quase metade dos inadimplentes conseguiu quitar as dívidas este ano. A recuperação registrada foi maior que a do último ano, porém, menor que a de 2019.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ricardo Lima é vendedor e foi um dos muitos que acabou entrando na lista de inadimplência. "Tira um pouquinho daqui, põe ali e a conta não fecha. O cartão de crédito virou uma bola de neve. Os bancos dão limite alto e quando você vê não consegue arcar", afirmou.
No caso do vendedor, a família ajudou e negociou as dívidas com os credores. Aliviado, ele disse que é uma conquista pessoal ter o nome limpo novamente.
Um levantamento feito por uma empresa gestora de banco de dados de consumidores mostra que, entre dezembro de 2020 e setembro deste ano, 46% dos brasileiros que estavam com o CPF negativado conseguiram se recuperar financeiramente e se manter no azul.
"A recuperação da economia este ano foi maior, não teve aquela queda que tivemos no ano passado, só que ainda é bem abaixo do que tinha em 2019, quando 53% recuperaram seu CPF, pagaram suas dívidas e saíram do cadastro de inadimplentes", explicou Flávio Calife, economista-chefe da Boa Vista.
O descontrole financeiro, que foi o que aconteceu com Ricardo Lima, é um dos principais motivos que levam à inadimplência, conforme apontam os economistas. No entanto, durante a pandemia, o desemprego e a redução de renda foram os maiores vilões desta situação.