Reajuste salarial fica abaixo da inflação em setembro
Informação é do boletim Salariômetro, divulgado pela Fipe, nesta 6ª feira (22.out)
No mês de setembro, o reajuste salarial mediano no país ficou 1,9 ponto percentual abaixo da inflação, considerando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Apenas 9,5% das negociações resultaram em ganhos reais, de acordo com o boletim Salariômetro, divulgado hoje (22.out) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O reajuste médio negociado foi de 8,5% em setembro, enquanto o INPC, no acumulado de 12 meses, ficou em 10,4%. Por Estados, apenas Amapá e Minas Gerais tiveram reajustes positivos, de 1,7% e 1,1%, respectivamente. As maiores perdas salariais foram no Rio de Janeiro e no Maranhão, onde o reajuste mediano ficou em 5,4% negativo
O Salariômetro analisa os resultados de 40 negociações salariais coletivas, que são depositados no Portal Medidor, do Ministério da Economia. De acordo com o levantamento, em agosto os trabalhadores do comércio de derivados de petróleo e da construão civil foram os que mais fizeram negociações, mas sem êxito no reajuste das atividades.
Segundo a Fipe, a inflação projetada para as próximas datas-base ficará perto dos 10%, o que deverá comprimir ainda mais o espaço para ganhos reais no futuro.