Publicidade
Economia

Inflação de Dia das Crianças está mais baixa do que inflação geral, diz FGV

Preços de passeios e férias foram os que mais aumentaram; livros e celulares ficaram mais baratos

Imagem da noticia Inflação de Dia das Crianças está mais baixa do que inflação geral, diz FGV
Preços dos serviços de lazer foram os que mais subiram | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), divulgado nesta 4ª feira (6.out), apontou que a inflação de produtos e serviços consumidos no Dia das Crianças subiu, em média 6,18%, nos últimos 12 meses. O percentual ficou bem abaixo da inflação geral, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FGV), apurado pela própria fundação, que está em 9,19% nio ano. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a pesquisa, os preços dos serviços de lazer foram os mais afetados, com alta de 7,63%, puxada por "passeios e férias" (21,22%). O aumento foi influencidado, principalmente, pela evolução das tarifas aéreas. Ao mesmo tempo, salas de espetáculo, como cinemas, shows, e teatros, profundamente impactados pela pandemia, seguem com preços estáveis nos últimos 12 meses. 

"O custo do querosene e do câmbio, além de um ensaio da retomada de demanda, em especial na temporada de julho, impactaram o preço das passagens", avaliou o pesquisador do FGV/Ibre Matheus Peçanha. Para ele, o momento ainda é de cautela.

"A condição do mercado de trabalho ainda é muito desfavorável para a maioria das famílias. O desemprego está à beira dos 15% e a recuperação da confiança com a retomada dos serviços e do comércio ainda patina. Com isso, a economia não está aquecida e o cenário no mercado de trabalho é excludente para muitos pais e mães, que ainda não estão em condições de gastar."

+ Expectativa do comércio para o Dia das Crianças é a melhor em 5 anos

No setor de presentes, os 11 artigos mais procurados nesta época registraram um aumento médio de 2,04%. As maiores altas foram observadas, principalmente, no item "derivados metálicos" e na indústria têxtil: artigos esportivos (8,6%), bicicleta (6,95%), aparelho de TV (5,89%) e calçados infantis (5%). Por outro lado, livros (-0,94%) e celulares (-1,13%) apresentam queda nos preços.

Confira outros produtos na tabela abaixo:

Média de despesa Dia das Crianças | Reprodução/IBRE
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade