Expectativa do comércio para o Dia das Crianças é a melhor em 5 anos
Setores de brinquedos e eletrônicos devem permanecer em destaque, podendo faturar mais de R$ 2 bilhões
As vendas do comércio para o Dia das Crianças devem ser as melhores dos últimos cinco anos, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A previsão é que a data comemorativa movimente cerca de R$ 7,43 bilhões no varejo, ultrapassando o valor de 2015, quando foram registrados R$ 7,52 bilhões em vendas.
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O levantamento aponta que os setores de brinquedos e eletrônicos devem permanecer como destaque, correspondendo a 31% do volume projetado (R$ 2,31 bilhões), seguidos pelo ramo de vestuário e calçados (R$ 2,21 bilhões). Segundo a CNC, a data comemorativa é a terceira mais relevante para o varejo, atrás apenas do Dia das Mães e do Natal.
Para os itens típicos da data, a expectativa é de aumento de 7% na média dos preços, o que representaria a maior desde 2016, quando a expansão registrada foi de 8,8%. Dentre os produtos e serviços mais demandados nessa época do ano, tendem a se destacar os reajustes nos preços de bicicletas (+15,9%), doces (+12,3%), lanches (+10,9%) e artigos esportivos (+8,6%). Por outro lado, livros (-0,94%) e celulares (-1,13%) apresentam queda nos preços.
Mesmo com a alta, a sondagem prevê que o aumento de 34% na circulação de consumidores desde o fim da segunda onda da crise sanitária, em abril, compense os efeitos da inflação.
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"Nos momentos mais agudos da crise sanitária, o fluxo diário de consumidores chegou a cair 69% em relação ao nível considerado normal. Hoje, o varejo chega a uma data comemorativa tão importante do seu calendário, com a circulação de consumidores próxima à registrada antes da decretação da pandemia", diz o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltando que o fluxo é resultado do aumento de pessoas contra a covid-19 no país.
Shoppings centers
A Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) estima que a data comemorativa irá resultar no aumento de 18% das atividades econômicas dos shoppings, em relação ao ano de 2020.
Segundo a organização, a expectativa é que as vendas movimentem cerca de R$ 4,4 bilhões no setor. Embora o número previsto seja 13% abaixo do lucro de 2019, há um otimismo maior por parte dos empresários em relação às datas comemorativas anteriores. Para o Dia das Mães, por exemplo, a expectativa era de uma redução da ordem de 19%, enquanto para o Dia dos Namorados, a queda esperada era de 23%.
O avanço da vacinação também aponta para um aumento de 25% no fluxo de pessoas nos centros comerciais, com alta de 6,4% no ticket médio gasto em compras -- saltando de R$ 188, em 2020, para R$ 200 este ano.