IBGE: volume de serviços cresce 1,7% em junho
Setor acumula alta de 4,4% e tem patamar mais elevado desde maio de 2016
SBT News
O volume de serviços cresceu 1,7% em junho. Com o resultado, pela terceira vez este ano, ele superou o nível em que se encontrava antes da pandemia de covid-19: 0,2%. Após 3 meses seguidos de resultados positivos, o setor acumula alta de 4,4%. Com isso, o setor de serviços amplia o distanciamento frente ao nível pré-pandemia, ficando 2,4% acima de fevereiro de 2020, e alcança o patamar mais elevado desde maio de 2016.
O acumulado no ano chegou a 9,5% e o acumulado em 12 meses, a 0,4%.Os números fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (12.ago), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta foi acompanhada por todas as cinco atividades investigadas, com destaque para as expansões vindas de serviços de informação e comunicação (2,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,7%) e de serviços prestados às famílias (8,1%). Serviços de informação e comunicação, alcançou, o ponto mais alto de sua série, iniciada em janeiro de 2011. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio registrou o nível mais elevado desde maio de 2015. E serviços prestados às famílias atingiu o maior patamar desde fevereiro de 2020.
Com menores impactos no índice geral, vieram os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e os outros serviços (2,3%), que mostraram crescimento acumulado no período maio-junho de 3,6% e 3,5%, respectivamente.