EXPLICA: Boletins de urna ajudam o eleitor a fiscalizar a votação na eleição
Documento é emitido em seções eleitorais após a conclusão do pleito em mais de 500 mil urnas
Daniel Lustosa
Desde os anos 2000, o Brasil tem sua totalidade do eleitorado votando por meio eletrônico. E, apesar das urnas eletrônicas serem conhecidas como um instrumento de fortalecimento da democracia brasileira, mais modernas e seguras, os eleitores ainda têm acesso a um comprovante físico, em papel, com o resultado da votação de sua seção eleitoral por meio do Boletim de Urna (BU).
Saiba mais:
- Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de checagem de fatos do SBT
- Desconfiou de um conteúdo? Envie para o Instagram, Facebook ou TikTok do SBT News
- Envie sua denúncia para o email defato@sbt.com.br
- Acesse o Projeto Comprova no SBT e SBT News
- Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o BU é nada mais nada menos que um documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação nas mais de 500 mil urnas envolvidas no pleito.
A procuradora regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Suassuna, reforça que o voto eletrônico é seguro, confiável e auditável. Ela destaca ainda que, no dia da eleição, toda urna emite um extrato eletrônico que comprova não haver voto no dispositivo.
Além disso, o BU é emitido com todos os dados disponibilizados para as entidades fiscalizadoras.
"Há um engajamento da Justiça e de todas as entidades no sentido de fazer acompanhamento prévio, durante e posterior. Os sistemas estão sendo constantemente fiscalizados", afirmou.
O que consta no BU?
No Boletim de Urna é possível conferir o total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos nulos e em branco; total de comparecimento em voto; identificação da seção e da zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para a validação do boletim.
"O processo funciona de maneira simples. Encerrada a votação, às 17h (horário local), a urna imprime cinco vias do boletim. Uma dessas vias é afixada na porta da seção eleitoral, tornando público o resultado daquela urna. Outras vias ficam disponíveis para acesso dos fiscais dos partidos presentes em cada seção de votação. Essa conferência dos resultados também é disponibilizada a todos os eleitores, por meio do aplicativo mobile Boletim na Mão, disponibilizado pela Justiça Eleitoral", esclareceu o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José Melo.
Além disso, o BU também pode ser acessado no Portal do TSE ou por meio de um aplicativo de celular gratuito, que garante o acesso e a conferência dos resultados mediante um QR Code.
Apuração pelo Exército
Após a divulgação de que o Exército faria uma apuração paralela da votação deste ano, o TSE informou que a única novidade no processo de apuração é que foi adicionada a possibilidade de acessar os resultados de cada seção pela internet. Qualquer pessoa ou órgão interessado pode somar livremente os boletins de urna.
O TSE ainda negou qualquer acordo de acesso diferenciado com o Exército.
"Não houve nenhuma alteração do que definido no primeiro semestre, nem qualquer acordo com as Forças Armadas ou entidades fiscalizadoras para permitir acesso diferenciado em tempo real aos dados enviados para a totalização do pleito eleitoral pelos TREs, cuja realização é competência constitucional da Justiça Eleitoral".
SBT News De Fato
O SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo vai atuar no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT Rio, SBT Pará, SBT RS, SBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.
>> Daniel Lustosa e Dennison Vasconcelos são jornalistas na TV Tambaú
>> TV Tambaú, afiliada SBT na Paraíba, é integrante do SBT News De Fato
Você também pode se interessar por: