Publicidade
Cultura

Violoncelista Antonio Meneses morre aos 66 anos

Músico foi diagnosticado com glioblastoma multiforme (GBM) em junho

Imagem da noticia Violoncelista Antonio Meneses morre aos 66 anos
Violoncelista Antonio Meneses | Reprodução
Publicidade

O violoncelista brasileiro Antonio Meneses morreu, neste sábado (3), aos 66 anos, na Suíça. A informação foi divulgada pelos assessores, que compartilharam que o músico vinha sofrendo com uma glioblastoma multiforme (GBM) – forma agressiva de câncer cerebral – desde junho. Atendo ao pedido do artista, não terá velório.

Filho do trompista pernambuco João Meneses, Antonio nasceu no Recife, em 1957, e cresceu no Rio de Janeiro. Mais velho dos cinco irmãos, todos músicos de cordas, aos 12 anos começou a ter aulas com Nydia Otero, integrando a Orquestra Jovem do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Aos 16 anos, Antonio foi convidado para estudar na Alemanha, onde participou de concursos como o de Munique e o Tchaikovsky. Posteriormente, ele se apresentou com orquestras de destaque mundial em cidades como Berlim, Londres, Viena, Paris, Moscou, Nova York e Tóquio, se consagrando entre os grandes nomes musicais europeus.

+ Morre J. Borges, xilogravador e cordelista pernambucano, aos 88 anos

Em nota, o Ministério da Cultura lamentou a morte de Antonio, o descrevendo como “um dos maiores solistas de sua geração, dono de uma vasta discografia e esteve nos principais palcos do mundo”. “Nos unimos à família, aos amigos e aos admiradores de sua obra neste momento de despedida, mas de profunda gratidão por sua construção e contribuição à nossa cultura”, disse a pasta.

Publicidade

Assuntos relacionados

Morte
Música
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade