Primeiro longa dirigido por Grace Passô terá estreia mundial no Festival de Berlim
'Nosso Segredo' se passa em Belo Horizonte e gira em torno de uma família negra que tenta reconstruir a rotina após uma perda recente


SBT News
O filme "Nosso Segredo", primeiro longa-metragem dirigido por Grace Passô, terá estreia mundial no 76º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que ocorre entre 12 e 22 de fevereiro, na capital da Alemanha.
A diretora, roteirista e atriz foi a primeira dramaturga negra brasileira a receber o Prêmio Shell de Teatro, além de ter recebido por duas vezes os prêmios de melhor atriz no Festival do Rio e no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
A obra se passa em Belo Horizonte e gira em torno de uma família negra que tenta reconstruir a rotina após uma perda recente. Enquanto cada um busca uma maneira de lidar com o luto, o filho caçula guarda um segredo capaz de mantê-los unidos para enfrentar esse momento juntos.
"O enredo do filme me ajuda a refletir sobre o que está por trás do que não é dito nas convivências afetivas, na dimensão do luto e das ausências", afirma Grace. "Essa história é uma espécie de fonte para mim — assim como as famílias o são para nós. O roteiro é uma reescritura de ‘Amores Surdos’, primeira peça de teatro que escrevi."
Além das complexidades das relações familiares, "Nosso Segredo" traz também a casa como um personagem central da produção. Segundo Grace, a casa é a metáfora "daquilo que está prestes a vazar dos personagens da família" retratada no filme.
"Nosso Segredo" é produzido pelo cineasta Ricardo Alves Jr. em coprodução com Rachel Daisy Ellis, Julia Alves e Globo Filmes. No Brasil, o filme tem distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes, por meio do projeto Sessão Vitrine Petrobras. A estreia do longa em um dos mais importantes festivais de cinema do mundo reforça a representatividade brasileira no evento.
"Estou feliz de estar em um grande festival como a Berlinale [como é conhecido o Festival de Berlim]", diz Grace. "É um momento especial para a produção cinematográfica de Belo Horizonte, que marca uma presença histórica. Nós, brasileiras, estamos empolgadas com as repercussões de grandes cineastas brasileiros lá fora."









