Cultura

Peça que homenageia cartunista Henfil volta à cena neste final de semana no CCBB-RJ

Espetáculo infantojuvenil 'Chuva na Caatinga' retorna após um recesso de fim de ano e tem apresentações confirmadas até 1º de fevereiro

Imagem da noticia Peça que homenageia cartunista Henfil volta à cena neste final de semana no CCBB-RJ
Cena da peça infantojuvenil 'Chuva na Caatinga' | Foto: Daniel Debortoli

A peça infantojuvenil "Chuva na Caatinga", inspirada nas tirinhas do cartunista Henfil, volta à cena neste sábado (17), às 16h, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ). O espetáculo, que retorna após um recesso de fim de ano, tem apresentações confirmadas até 1º de fevereiro.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Com direção de Ricardo Rocha e Diogo Nunes, a montagem apresenta três personagens do alto da caatinga — a pequena de forte personalidade Graúna, a ingênua cangaceira Zeferina e a intelectualizada cabra Francisca Orelana, que saem à procura de esperança no Nordeste brasileiro. No caminho, elas encontram dificuldades diversas, como a fome, a seca e a dificuldade de convivência.

"A amizade entre uma ave, um cangaceiro e um bode, bem como suas personalidades e aventuras, parece ser mais facilmente entendida pelas crianças", afirma a atriz da peça Clarissa Menezes, que é também idealizadora da montagem do espetáculo. "A ideia inicial surgiu através de uma tirinha específica, que foi o fio condutor, e a partir disso fizemos a escolha de alguns temas para serem abordados."

"Chuva na Caatinga" valoriza a diversidade artística brasileira na escolha de uma dramaturgia autoral baseada na obra de Henfil, que em 1964, durante um período marcado pela censura, iniciou sua carreira de cartunista. Ele trabalhou em O Pasquim, Jornal do Brasil, Estadão, O Globo, entre outros veículos.

A peça também traz como elemento fundamental a música, assim como a sonoplastia e as onomatopeias, recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos. A compositora e musicista Rohl Martinez, responsável pela direção musical, entra em cena como a onça Glorinha, outra personagem do Alto da Caatinga de Henfil, ajudando a ilustrar com sons a história.

"O espetáculo conta com quatro canções originais compostas por mim com a colaboração do diretor Ricardo Rocha em algumas letras. Construímos uma narrativa que mistura movimento e som (utilizando violão, percussões, apitos, efeitos sonoros, etc.), criando uma atmosfera lúdica onde a movimentação das personagens ganha cor e desenho por intermédio do som feito ao vivo em cena", diz.

A montagem é a primeira dedicada ao público infantojuvenil da Multifoco Companhia de Teatro que, em 2025, completou 15 anos de trabalho continuado na cidade do Rio de Janeiro. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Fluxos Fluminenses.

Serviço

  • Local: CCBB Rio de Janeiro (Teatro III);
  • Datas: Finais de semana, com nova temporada iniciando em 17 de janeiro e indo até 1º de fevereiro de 2026;
  • Horário: Sábados e domingos às 16h, com sessões extras às 11h nos dias 31/01 e 01/02;
  • Ingressos: Disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB.

Assuntos relacionados

teatro
Cultura
Rio de Janeiro

Últimas Notícias