Oscar 2025: Mikey Madison vence prêmio de melhor atriz por "Anora"
Comédia dramática de Sean Baker consagrou jovem artista de 25 anos já na primeira indicação

Felipe Moraes
Mikey Madison venceu Oscar 2025 de melhor atriz pelo filme "Anora" na cerimônia de premiação neste domingo (2), em Los Angeles (EUA). A consagração da jovem artista, de 25 anos, veio já na primeira indicação ao prêmio máximo do cinema.
"Anora" é o nome da personagem de Madison — mas ela gosta mesmo de ser chamada de Ani. Dançarina sensual e profissional do sexo num bar de strippers no Brooklyn, em Nova York, ela vive uma (quase) história de Cinderela após conhecer o filho de um oligarca russo e topar, repentinamente, um casamento com ele.
Quase porque tudo começa a dar errado quando os pais do jovem descobrem o matrimônio e decidem intervir. A direção do longa é de Sean Baker ("Projeto Flórida"), que acumula quatro (melhor filme, direção, roteiro original e montagem) das seis indicações do filme ao Oscar 2025.
Carreira curta e estrelada
Mikey Madison começou trajetória como atriz em 2013, atuando em curtas-metragens. "Liza Liza: Skies Are Grey" (2015) marcou estreia dela em longas.
Nos anos 2020, participou do elenco de "Era uma Vez em Hollywood" (2019), de Quentin Tarantino ("Pulp Fiction"), e do quinto filme da franquia de terror "Pânico", em 2022.
Também fez alguns trabalhos na televisão, com destaque para a recente minissérie da Apple TV Plus "A Mulher no Lago" (2024), estrelada por Natalie Portman.