Cultura

Morre Prunella Scales, estrela da série "Fawlty Towers", aos 93 anos

Morte foi anunciada pelos filhos nesta terça (28); atriz ficou conhecida por interpretar Sybil na sitcom

Imagem da noticia Morre Prunella Scales, estrela da série "Fawlty Towers", aos 93 anos
Morre atriz Prunella Scales | Wikimedia Commons e Reprodução/YouTube

A atriz britânica Prunella Scales, eternizada como Sybil Fawlty na clássica comédia "Fawlty Towers", morreu aos 93 anos, segundo informou sua família nesta terça-feira (28). Ela faleceu nessa segunda (27) "em paz em casa, em Londres", segundo nota assinada pelos filhos Samuel e Joseph West.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Scales ficou conhecida pelo papel da espirituosa e autoritária gerente de hotel Sybil, esposa de Basil Fawlty (vivido por John Cleese), na icônica sitcom britânica exibida entre 1975 e 1979. O programa é considerado uma das maiores produções de humor da televisão britânica e completou 50 anos em 2025.

A família informou que a atriz assistia a episódios da série no dia anterior à morte. "Embora a demência a tenha forçado a se aposentar de uma notável carreira de atriz de quase 70 anos, ela continuou morando em casa", disseram os filhos em comunicado.

"Gostaríamos de agradecer a todos que deram a Pru cuidados tão maravilhosos no final de sua vida: seus últimos dias foram confortáveis, contentes e cercados de amor", finalizaram.

Seu marido, o também ator Timothy West, com quem foi casada por mais de seis décadas, morreu em novembro do ano passado. Prunella deixa dois filhos, uma enteada, sete netos e quatro bisnetos.

Carreira

Scales foi indicada ao Bafta em 1991 por sua interpretação da rainha Elizabeth II no especial "A Question of Attribution". Também teve longa trajetória no teatro e no cinema, com destaque para "After Henry" e "The Lonely Passion of Judith Hearne".

Nos últimos anos, ela ganhou novo público ao lado do marido no programa "Great Canal Journeys", do Channel 4, que mostrava o casal navegando por canais do Reino Unido. Mesmo após o diagnóstico de demência vascular, em 2013, Prunella manteve o humor e a serenidade que marcaram sua vida e carreira.

Últimas Notícias