Morre Jimmy Cliff, referência do reggae, aos 81 anos
Artista jamaicano sofreu uma convulsão seguida de pneumonia

SBT News
Jimmy Cliff, ícone jamaicano do reggae, ska e soul music, morreu nesta segunda-feira (24), aos 81 anos. A morte foi confirmada pela esposa do artista, Latifa, em comunicado compartilhado nas redes sociais. Ele sofreu uma convulsão seguida de um quadro pneumonia.
"É com profunda tristeza que compartilho que meu marido, Jimmy Cliff, faleceu devido a uma convulsão após pneumonia. Sou grata a sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam essa jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi sua força durante toda a sua carreira. Ele realmente apreciava o amor de cada um de seus fãs."
A família também agradeceu a equipe médica e pediu privacidade. Conforme a nota, mais informações sobre o ocorrido serão fornecidas em breve.
Nascido em 1º de abril de 1944 em St. James, na Jamaica, Cliff foi um dos responsáveis por popularizar o reggae antes da explosão de Bob Marley.
Com mais de 60 anos de carreira, o artista compôs suas primeiras músicas ainda na adolescência. Seu primeiro sucesso, intitulado "Hurricane Hattie", alavancou o cantor para a carreira internacional em 1962. Jimmy Cliff foi um dos principais nomes a provar a força global do reggae, levando o gênero para o cinema e para o mercado internacional com o filme “The Harder They Come” (1972). Seu trabalho foi marcado por temas sociais e espirituais e influenciou gerações de artistas.









