Morre a vencedora do Nobel de Literatura, Alice Munro
Morte foi confirmada pelo porta-voz da editora dela; escritora tinha 92 anos
Ganhadora do Nobel de Literatura, a escritora canadense Alice Munro morreu aos 92 anos de idade, em Ontário. A morte foi confirmada nesta terça-feira (14) por um porta-voz da editora dela. Munro estava com a saúde debilitada há anos e havia se aposentado em 2012, após o lançamento da coletânea "Dear Life".
O Nobel de Literatura veio um ano depois, em 2013. Ela foi a primeira canadense a ganhar o Nobel e a primeira ganhadora citada exclusivamente por contos de ficção.
A academia sueca a declarou uma “mestre do conto contemporâneo” que poderia “acomodar toda a complexidade épica do romance em apenas algumas páginas curtas”.
Outros livros populares da autora incluem “Too Much Happiness”, “The View from Castle Rock” e “The Love of a Good Woman”.
“Acho que qualquer vida pode ser interessante”, disse Munro durante uma entrevista pós-prêmio em 2013 para a Fundação Nobel. “Acho que qualquer ambiente pode ser interessante.”
Carreira
De acordo com a Companhia das Letras, editora de Munro no Brasil, ela nasceu em 1931 em Wingham, no Canadá.
Ela passou a infância na cidade, uma época e um lugar que ela frequentemente usava em sua ficção, como cenário de “Dear Life”. Seu pai criava raposas e sua mãe era professora. A jovem Alice estava frequentemente absorvida pela literatura, começando pela primeira vez que leu “A Pequena Sereia”, de Hans Christian Andersen. Ela era uma inventora compulsiva de histórias e o “tipo de criança que lê subindo as escadas e coloca um livro na sua frente enquanto lava a louça”. Ela também foi dona da livraria mais famosa de seu país e de uma das carreiras mais respeitáveis da literatura de língua inglesa, é autora de diversos livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas.
*com informações de AP.