Após quase dois anos de reforma, Teatro Carlos Gomes será reinaugurado nesta segunda-feira
Espaço reabre totalmente remodelado, recebendo a festa de entrega do 18º Prêmio APTR, promovido pela Associação de Produtores de Teatro do Rio
Liane Borges
O Teatro Municipal Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, será reaberto nesta segunda-feira (1) depois de passar por dois anos da maior reforma feita no espaço cultural.
Com 152 anos de história, o espaço reabre totalmente remodelado, recebendo a festa de entrega do 18º Prêmio APTR, promovido pela Associação de Produtores de Teatro do Rio.
Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura, o prédio passou por uma revisão estrutural completa, com reforma na fachada e a restauração de elementos históricos. A configuração das plateias e balcões está renovada, garantindo acessibilidade para o público e artistas, com trocas de todas as 650 cadeiras da plateia, do carpete e da cortina de veludo. Os salões Guarani e Paraíso foram climatizados e reformados, assim como os 11 camarins. Foram investidos mais de R$ 16 milhões na obra realizada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe).
A obra ainda incluiu um novo sistema de prevenção e combate a incêndios, além de moderno tratamento de iluminação cênica.
Após a premiação da APTR, a peça "Bibi - Uma Vida em Musical" entra em cartaz de 25 de julho a 18 de agosto. Dirigido por Tadeu Aguiar, o espetáculo conta a trajetória de Bibi Ferreira (1922-2019), considerada uma das maiores atrizes e cantoras brasileiras de todos os tempos.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o teatro será o mais moderno do Rio de Janeiro. Pela importância arquitetônica, histórica e cultural, o prédio de estilo art déco é tombado e tem espaço para cafeteria, copa e foyer com mesas e cadeiras.