Agenda cultural: SP recebe exposição gratuita sobre a diversidade do povo brasileiro, a partir de domingo (10)
'Expo diversos' acontecerá no Espaço Unibes Cultural; obras expostas retratam as histórias e vivências da população brasileira. Exposição vai até o dia 27 de março e, em julho, segue para outras cidades
Vitória Santiago
No domingo (10) a cidade de São Paulo receberá a "Expo Diversos", exposição gratuita, para todos os públicos, que apresentará a diversidade da população brasileira, no Espaço Unibes Cultural. O foco da mostra é promover um debate sobre a pluralidade de cultura do Brasil, por meio de uma experiência imersiva. A exposição vai até o dia 27 de março.
+ Poder Expresso: O desafio das mulheres na busca de direitos
A entrada é gratuita, e os interessados em visitar o espaço devem fazer inscrição prévia no site: Unibes Cultural.
+ Barbie lança primeira boneca de uma indígena brasileira
A 'Expo Diversos' vai detalhar por meio das obras expostas o cotidiano do público com deficiência física, a diversidade de raça, etnia, crença, idade e gênero. Ao total, serão 23 obras e 14 artistas, trazendo mostras de diferentes gerações. A expectativa é receber mais de 5 mil pessoas.
Rose Afefé é uma das artistas que trará seu trabalho para a Expo. A artista destaca que o trabalho escolhido para esta exposição, foi a "Casa Diversa".
"No meu trabalho, eu tenho esse olhar sobre as memórias das paredes da casa onde cresci na minha infância, então a gente vai traçar nesse projeto esse lugar de memória e reconhecimento das nossas diversidades e multiplicidades", explica.
Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, empresa responsável pela realização do evento, destaca que a exposição terá um número expressivo de trabalhos, contando sobre a singularidade dos brasileiros.
“A exposição Expo Diversos não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, dada a singularidade intrínseca à condição humana. A iniciativa visa oferecer um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil”, ressaltou a diretora.
A intenção também será instigar os visitantes a refletir sobre a valorização da cultura indígena, questionar o etarismo (preconceito de idade), exaltar a sabedoria ancestral, combater o machismo e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva.
A estreia da mostra ocorrerá neste sábado (9) para convidados, em uma cerimônia fechada. A mostra abre ao público no domingo (10).
Horários e dias da exposição
- Quarta-feira: Das 12h às 20h
- Sábado: Das 12h às 20h
- Domingo: Das 12h às 19h
- Local: Unibes Cultural - R. Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo
- Data: Aberto para o público de 10 a 27 de março de 2024, em São Paulo
Diversidade
A artista visual Nenê Surreal trará alguns de seus trabalhos para a exposição. Ela é da periferia, mãe, avó, artesã, educadora social e grafiteira.
Nenê também é criadora da grife NeneSurreal. Ela foi ganhadora do Prêmio Sabotage em 2016 e participou do documentário "Mulheres Negras: Projetos de Mundo".
Curadoria
Bianca Bernardo e Vera Nunes são as curadoras da exposição.
"Queremos proporcionar um ambiente seguro, de experiências, de viver e conviver com pessoas. Somos frutos de diferentes histórias e tudo o que a gente quer é que as pessoas possam fluir do jeito que elas são e sejam respeitadas dessa forma”, afirma Vera.
Bianca Bernardo ressaltou que a mostra será uma espécie de plataforma de discussão dos direitos humanos no Brasil.
“O tema principal é a diversidade, sendo tratada a partir dos direitos humanos e da importância de legitimar os espaços de respeito, para a construção do entendimento da igualdade a partir das nossas diferenças”, concluiu Bianca.
Outras cidades vão receber a exposição
A mostra também irá passar por outras cidades, no mês de julho, sendo elas:
- São José dos Campos;
- Pindamonhangaba;
- Rio de Janeiro;
- Brasília.