Anvisa reavalia uso emergencial de vacinas e remédios contra a covid-19
Uso de imunizantes e medicamentos será revisado após o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional
SBT News
A Anvisa vai reavaliar o uso emergencial de vacinas e remédios contra a covid-19 após o anúncio do Ministério da Saúde que decretou o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a agência, diversos atos publicados previam o encerramento do uso emergencial de imunizantes e medicamentos após o fim do estado de emergência, mas o Ministério da Saúde já solicitou a prorrogação da vigência dessas normas por um ano.
A extensão do uso emergencial permitiria a continuidade da aplicação da vacina Coronavac, especialmente em crianças e adolescentes. "A vacina continua sendo importante pras crianças, nos só temos duas opções entre a faixa etária de 6 a 11 anos, Pfizer e Coronavac", afirma o infectologista Júlio Croda.
Apesar do decreto, a Anvisa reforçou a necessidade de manutenção de medidas como a aplicação da dose de reforço, higienização das mãos e uso de máscara em ambientes de maior risco, com aglomerações, além de programas de testagem e mapeamento genômico do vírus em circulação no Brasil.
Leia também: