Pacheco pautará desoneração nesta 5ª feira, diz senador Efraim Filho
Parlamentares fizeram entrevista coletiva com empresários em defesa da derrubada do veto de Lula à desoneração da folha
O senador Efraim Filho (União-PB) disse que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou a votação do veto presidencial ao projeto de lei de desoneração da folha de pagamentos em 17 setores da economia, nesta 5ª feira (13.dez). O parlamentar do União Brasil é o principal articulador da derrubada dos vetos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O compromisso que pedimos ao senador Rodrigo Pacheco durante pronunciamento meu na tribuna do Senado, presidente Pacheco confirmou a pauta para amanhã, na 5ª feira. A gente espera que o veto seja pautado. Quem comanda a pauta do Congresso é o presidente Pacheco e seria muito temerário deixarmos isso para semana que vem e misturar com os debates sobre o orçamento", disse o senador
Segundo Efraim, o veto à desoneração pode custar o emprego de milhares de trabalhadores, pois vai elevar o custo do emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentados pelos parlamentares, os 17 setores desonerados geraram mais empregos e com maiores médias salarias do que os restantes das áreas da economia.
"Qual a solução das empresas, que mais empregam e tem na mão de obra o seu maior custo? Será demitir para reduzir custos. Se não for demitir, poderá ser pior, que é substituir a mão de obra assalariada, mães e pais de família e substituir por robôs, inteligência artificial e perder esse espaço que hoje é ocupado por essa geração de empregos", disse Efraim.
Os deputados e os senadores receberam, nesta 4ª feira (13.dez), empresários representantes de 17 setores da economia para defender a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei sobre a desoneração da folha de pagamento nessas áreas. Durante a entrevista coletiva realizada na Câmara dos Deputados, os parlamentares afirmaram que a tendência é de derrubada dos vetos na próxima sessão do Congresso.
Segundo o relator do projeto de lei da desoneração da folha de pagamento no Senado Federal, Ângelo Coronel (PSD-BA), a tendência é que o veto seja derrubado.
"É muito difícil o Congresso não derrubar o veto amanhã. Se não derrubarmos isso amanhã, vai prejudicar o país, se onerar a folha de pagamento. Não é tirar receita, é preservar algo que está dando certo", disse
A relatora do projeto da desoneração da folha na Câmara, deputada Any Ortiz, afirmou que as negociações sobre o tema são debatidas no Congresso desde o primeiro semestre, e que o governo apareceu "aos 45 do segundo tempo" para trazer uma alternativa.
"Não há mais tempo hábil para qualquer alternativa, mas primeiro nós queremos garantir a desoneração da folha até o final de 2027 e com calma e tranquilidade fazer as discussões necessárias em relação a essa importante medida para a população brasileira", disse.
Leia também: