Câmara aprova projeto para tornar Dia da Consciência Negra feriado nacional
Data é celebrada atualmente em apenas seis estados; medida é vista como forma de combate ao racismo
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de 4ª feira (29.nov), o projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado nacional. A proposta já foi aprovada pelo Senado e segue agora para sanção presidencial. Se aprovada, a data será chamada de Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Atualmente, o Dia da Consciência Negra é feriado em apenas seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Amapá, Alagoas, Mato Grosso e Amazonas) e em 1,2 mil cidades. Segundo a relatora da proposta, deputada Reginete Bispo (PT), a ideia de ampliar a data é da bancada negra, que escolheu o feriado como forma de combate ao racismo.
"O 20 de Novembro representa muito mais que uma data no calendário. É um marco de memória, de resistência e luta. Talvez pareça a muitos uma iniciativa menor, meramente simbólica. Mas não o é. Porque símbolos são importantes. São datas alusivas ao que o país considera mais relevante em sua história", defendeu Bispo.
+ Entenda em 8 pontos a importância do Dia da Consciência Negra
O deputado Otoni de Paula (MDB), no entanto, criticou a medida, dizendo que a nova data terá impactos negativos na economia do país, uma vez que o mês de novembro já tem um bom número de feriados. "Não vai ser impondo mais um feriado que nós negros seremos menos ou mais respeitados nesse país", pontuou o parlamentar.