Desoneração da folha: deputados criticam veto de Lula e lançam manifesto para derrubada
Onze frentes, que somadas reúnem mais de 350 parlamentares, se posicionaram contra o texto; leia carta que será enviada a Pacheco e Lira
Com críticas ao veto do governo, deputados anunciaram, nesta 3ª feira (28.nov), um manifesto em defesa da continuidade da desoneração na folha de pagamentos. O texto tem apoio de mais de 350 parlamentares, e aumenta a mobilização para a derrubada do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso.
O tema em discussão afeta 17 setores da economia, e é apontado como "fundamental" para geração de empregos, conforme avaliam os parlamentares que assinam o documento.
O manifesto conta com apoio de onze frentes parlamentares da Câmara - grupos em que congressistas se reúnem para causas específicas, as quais defendem. O documento também pede para que os parlamentares que fazem parte das frentes sigam a orientação de derrubada do veto.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No texto, parlamentares avaliam que a desoneração alivia carga tributária e contribuem com a geração de empregos. Tanto em empresas quanto para municípios.
"Compreendemos a necessidade de equilíbrio fiscal, embora discordemos que a desoneração seja uma simples perda de arrecadação para a União. É preciso considerar que a manutenção de empregos e o estímulo à atividade econômica também geram receitas, por meio do consumo e do recolhimento de outros impostos", diz trecho do documento.
A proposta agora será enviada para os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Parlamentares estimam ter mais que os votos necessários para a derrubada do veto. E pressionam para que o tema esteja na próxima sessão do Congresso.
Leia a íntegra do manifesto: