Publicidade
Congresso

Câmara aprova fisioterapia pelo SUS para pacientes que fizerem cirurgia de câncer de mama

Medida tem como objetivo melhorar os resultados da operação, que, muitas vezes, pode ser agressiva

Imagem da noticia Câmara aprova fisioterapia pelo SUS para pacientes que fizerem cirurgia de câncer de mama
Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de 2ª feira (6.nov), o projeto de lei que garante fisioterapia gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes que fizerem cirurgia de câncer de mama. A proposta, de autoria da deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) e do ex-deputado Francisco Jr., será enviada ao Senado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo o texto aprovado, o tratamento fisioterapêutico, quando indicado pelo médico assistente e conforme regulamentação do Ministério da Saúde, servirá para reabilitar e prevenir complicações no pós-tratamento. O projeto também garante a fisioterapia para homens submetidos ao tratamento de câncer de mama.

Durante parecer, a relatora do texto, deputada Iza Arruda (MDB-PE), afirmou que a cirurgia para retirada do tumor de mama é uma das primeiras opções possíveis de tratamento, mas que, muitas vezes, a medida pode ser agressiva, sobretudo em diagnósticos tardios. A intenção do tratamento fisioterápico é melhorar os resultados da cirurgia.

+ Viva Mais, Viva Bem: Mapeamento genético ajuda a prevenir câncer de mama

"Isso, dentre tantos outros benefícios, fatalmente proporcionará melhoria na qualidade de vida da mulher e poderá ser um estímulo a mais para que decida se submeter à cirurgia reparadora", disse Arruda. Caso vire lei, a nova regra entrará em vigor 180 dias depois da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade