Na corrida pelo STF, Zanin ganha apoio de senadores do MDB
Segundo Marcelo Castro, indicado de Lula terá os dez votos da bancada do Senado
Lis Cappi
O indicado de Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, conseguiu mais um apoio de uma das maiores bancadas do Senado: a do MDB. O partido reúne dez congressistas na Casa, e, segundo o vice-líder no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), todos concordaram em ser favoráveis ao nome do advogado na Casa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Não fechamos questão, mas nós somos dez senadores e todos, unanimemente, se manifestaram mostraram favoráveis a indicação de Zanin para o Supremo Tribunal Federal. Então, estamos certos que o MDB dará os seus dez votos aqui no Senado para o Zanin", declarou Castro após reunião da bancada com o candidato, nesta 4ª feira (14.jun).
Essa é a segunda bancada que confirma publicamente o apoio a Zanin. Na 3ª, após encontro com o PSD, o partido também disse que estará ao lado do cotado para a cadeira de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. O PSD conta com 15 senadores, e garante 14 votos ao advogado - é possível que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, se abstenha de votar, pela condução do processo na Casa Alta.
Além das duas siglas, outros nove votos podem ser atribuídos a Zanin - se somados os oito representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). O indicado de Lula precisa de maioria dos votos na Comissão de Constituição e Justiça, que fará uma sabatina com ele na próxima 4ª, 21 de junho. Após o colegiado, o nome do advogado vai ao Plenário, onde precisa de ao menos 41 votos favoráveis.