Agenda do Poder: Câmara aprova MP da reorganização ministerial
Equipe do SBT News apresenta os temas que serão discutidos ao longo do dia
SBT News
Depois de um dia de intensas negociações entre governo e deputados, o plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória (MP) de reestruturação dos ministérios. Por 337 votos favoráveis, 125 contrários e uma abstenção, a organização da Esplanada passou na Câmara dos Deputados na noite desta 4ª feira (31.mai), na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) elaborado pelo relator na comissão mista. O texto já foi para o Senado e precisa ser aprovado pelos senadores até esta quinta para que não deixe de valer.
A CPMI do 8 de Janeiro reúne-se nesta 5ª feira (1.jun), às 9h, no Senado, para a apresentação do plano de trabalho pela relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Segundo a Agência Câmara, Eliziane disse que a elaboração do plano levou em consideração as centenas de requerimentos já apresentados na fase inicial da CPMI. A comissão parlamentar mista de inquérito terá 180 dias para apresentar e votar o relatório final. Em seguida, as conclusões, recomendações e eventuais indícios de irregularidades encontrados durante o processo serão encaminhados ao Ministério Público, à Polícia Federal ou a outros órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis com base nas conclusões e recomendações da CPMI.
Após o adiamento do julgamento que trata da possível descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve votar o tema nesta 5ª feira. A pauta estava prevista para o último dia 24, mas os ministros utilizaram toda a sessão para analisar a ação penal contra o ex-presidente Fernando Collor. A análise está parada desde 2015. Até o momento, três ministros - Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes - votaram, todos a favor de algum tipo de descriminalização da posse de drogas. O recurso sobre o assunto possui repercussão geral reconhecida, devendo servir de parâmetro para todo o Judiciário brasileiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta 4ª feira (31.mai), com o papa Francisco. Segundo o governo, o petista agradeceu a atuação do pontífice pela paz na Ucrânia e pelo combate à pobreza, e o convidou para visitar o Brasil. O papa disse que vai analisar o convite e a possibilidade de uma visita papal. Ainda na conversa, ressalta o Executivo, Lula "agradeceu a atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta, e as menções e solidariedade do papa com o Brasil ao longo dos últimos anos"