Publicidade
Congresso

Deputados e senadores vão discutir CPIs na semana que vem

Integrantes da CPI Mista vão ter 180 dias para apurar quem são os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro

Imagem da noticia Deputados e senadores vão discutir CPIs na semana que vem
Congresso
• Atualizado em
Publicidade

A partir da próxima semana, boa parte do tempo dos deputados federais e senadores será dedicada às CPIs abertas no Congresso. Três Comissões Parlamentares de inquérito foram instaladas nesta semana. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os integrantes da CPI Mista de inquérito dos atos antidemocráticos vão ter 180 dias para apurar o que aconteceu e quem são os envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. Na reunião marcada para 5ª feira (25.mai), deputados e senadores vão escolher o presidente do colegiado. A base do governo já tem uma estratégia formada.

"Haverá uma grande ofensiva da nossa parte para ampliar ainda mais o que já está muito bem feito pelas polícias e pelo Judiciário, que é a identificação e a punição severa de todos os que comemoraram, que incentivaram, organizaram, financiaram e participaram dos atos terroristas", afirmou Zeca Dirceu, do PT.

Além da Comissão dos atos anti democráticos, três CPIs foram instaladas esta semana na Câmara dos Deputados. A que irá investigar invasões feitas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, o MST, mal começou e já foi alvo de reclamações de governistas.

A presidência da Comissão ficou com o deputado Coronel Zucco, do Republicanos do Rio Grande do Sul, que indicou para a função de relator o ex-ministro do Meio Ambiente e crítico do MST, Ricardo Salles, do PL de São Paulo.

"A gente sabe que o objetivo principal [deles] é primeiro criar um desgaste do governo, um distanciamento do governo com a sua própria base de militância, do movimento social, mas também de criminalização dos movimentos sociais", disse Sâmia Bonfim (Psol-SP).

O vice-presidente da Comissão, deputado Kim Kataguiri, rebateu. "Quem tem a responsabilidade de formar base, tem secretaria de governo e Casa Civil para isso é o governo. O Parlamento não tem a menor obrigação de dar sustentação a ele".

Outra CPI já instalada vai apurar um rombo contábil de cerca de R$ 20 bilhões nos balanços financeiros das Lojas Americanas. O primeiro requerimento a ser votado na Comissão pede a convocação dos três principais acionistas e das empresas que cuidaram das contas da rede varejista.

Na 3ª feira (23.mai), os integrantes da CPI da manipulação de resultados em jogos de futebol devem receber o plano de trabalho. O presidente acredita que o colegiado vai apresentar o resultado das investigações até setembro.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade