Publicidade
Congresso

Congresso deve instalar hoje CPMI para investigar atos do 8 de janeiro

Leitura será feita por Rodrigo Pacheco em sessão conjunta entre senadores e deputados

Imagem da noticia Congresso deve instalar hoje CPMI para investigar atos do 8 de janeiro
Requerimento da CPMI do 8 de janeiro já conta com mais de 270 assinaturas entre os parlamentares | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve ler, nesta 4ª feira (26.abr), o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro. A leitura deve acontecer em uma sessão conjunta, marcada para às 12h, que contará com deputados e senadores.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com a criação, os partidos começarão a indicar integrantes para compor a Comissão, que será formada por 32 parlamentares, sendo 16 senadores e 16 deputados. O grupo também deverá definir um presidente, responsável por conduzir as sessões. Posteriormente, o presidente da CPMI indicará um relator, que irá definir a linha de investigação.

O avanço do requerimento, que já conta com mais de 270 assinaturas entre os parlamentares, acontece após o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgar imagens dos circuitos internos do Palácio do Planalto do dia da invasão. Nas imagens, é possível ver como os golpistas tiveram acesso ao prédio, além da inação dos militares. 

+ Cappelli faz acenos aos militares e diz que governo não teme CPMI

Até a última semana, os governistas resistiam à criação da CPMI, alegando que a investigação seria uma forma de desgastar o Executivo. Com as novas evidências, no entanto, o assunto foi repensado. No início da semana, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o andamento da Comissão não irá atrapalhar a tramitação de pautas prioritárias no Congresso.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade