Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para ministro do TCU
Agora, nome do deputado segue para aprovação do Senado
A Câmara dos Deputados escolheu, nesta 5ª feira (2.fev) o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para ser o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Na votação, o nome dele foi aprovado por 239 votos -- a indicação exigia maioria simples em votação secreta.
Agora, o nome dele segue para aprovação do Senado. Se passar, Jhonatan de Jesus deve ocupar a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que deixou o tribunal em julho do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) era o favorito na disputa e contou com o apoio de Arthur Lira (PP-AL), presidente reeleito da Câmara dos Deputados, além do suporte de alguns deputados da base do governo. Fábio Ramalho (MDB-MG) e Soraya Santos (PL-RJ) também disputaram a vaga. O emedebista recebeu 174 votos, já Santos 75. Dos 493 parlamentares presentes, cinco votaram em branco.
Com a aposentadoria de Ana Arraes, o TCU fica sem representação feminina. Jhonatan de Jesus pode permanecer no Tribunal de Contas da União até atingir a idade limite de 75 anos.
A votação para o cargo é sigilosa, por isso foram utilizadas as cabines de votação instaladas no Plenário e no Salão Verde para a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, nesta 4ª feira (1º.fev). O TCU é composto por nove ministros, sendo que seis são indicados pelo Congresso e três pelo presidente da República.
O TCU é responsável por acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira da administração pública. Entre as atribuições estão o supervisionamento do repasse dos fundos de participação dos estados, municípios e do Distrito Federal, e dos recursos aos governos estaduais e às prefeituras.