Publicidade
Congresso

Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para ministro do TCU

Agora, nome do deputado segue para aprovação do Senado

Imagem da noticia Câmara aprova indicação de Jhonatan de Jesus para ministro do TCU
deputado Jhonatan de Jesus
• Atualizado em
Publicidade

A Câmara dos Deputados escolheu, nesta 5ª feira (2.fev) o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para ser o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Na votação, o nome dele foi aprovado por 239 votos -- a indicação exigia maioria simples em votação secreta.

Agora, o nome dele segue para aprovação do Senado. Se passar, Jhonatan de Jesus deve ocupar a vaga da ex-ministra Ana Arraes, que deixou o tribunal em julho do ano passado. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) era o favorito na disputa e contou com o apoio de Arthur Lira (PP-AL), presidente reeleito da Câmara dos Deputados, além do suporte de alguns deputados da base do governo. Fábio Ramalho (MDB-MG) e Soraya Santos (PL-RJ) também disputaram a vaga. O emedebista recebeu 174 votos, já Santos 75. Dos 493 parlamentares presentes, cinco votaram em branco.

Com a aposentadoria de Ana Arraes, o TCU fica sem representação feminina. Jhonatan de Jesus pode permanecer no Tribunal de Contas da União até atingir a idade limite de 75 anos.

A votação para o cargo é sigilosa, por isso foram utilizadas as cabines de votação instaladas no Plenário e no Salão Verde para a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado, nesta 4ª feira (1º.fev). O TCU é composto por nove ministros, sendo que seis são indicados pelo Congresso e três pelo presidente da República.

O TCU é responsável por acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira da administração pública. Entre as atribuições estão o supervisionamento do repasse dos fundos de participação dos estados, municípios e do Distrito Federal, e dos recursos aos governos estaduais e às prefeituras.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade