Pedido de abertura de CPI contra institutos de pesquisa é protocolado no Senado
No total, 29 senadores assinaram o documento
Guilherme Resck
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) protocolou nesta 4ª feira (5.out), no Senado, o requerimento para abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de apurar a atividade dos principais institutos brasileiros de pesquisas eleitorais. No total, 29 senadores assinaram o pedido articulado por do Val, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Soraya Thronicke (União-MS) - que concorreu a presidente da República no primeiro turno das eleições deste ano. Para a instauração de uma CPI na Casa, são necessárias no mínimo 27 assinaturas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na 3ª feira (4.out), Pacheco disse que o pedido será tratado "dentro da normalidade". Segundo ele, apesar da repercussão, o processo deverá seguir o regimento da Casa. O requerimento foi articulado após a Justiça Eleitoral anunciar os resultados do primeiro turno das eleições. Na corrida ao Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que oscilava na faixa dos 35% nas pesquisas, obteve 43% dos votos válidos.
Os últimos levantamentos do Datafolha e Ipec também erraram o resultado da disputa ao governo de São Paulo. Fernando Haddad (PT), que aparecia na frente nos levantamentos (39% e 41%) foi superado pelo candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas (31%). Nas urnas, o petista ficou em segundo lugar, com 35,64% dos votos, e Tarcísio em primeiro, com 42,36%.
Veja também: