"Maior esquema de corrupção", diz Randolfe sobre "orçamento secreto"
Para o senador líder da oposição, governo atual é "mais corrupto da história"
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse, nesta 2ª feira (13.jun), que o chamado orçamento secreto é o "maior esquema de corrupção" do país. "Se as instituições de combate à corrupção estivessem funcionando, muita gente graúda do local do Congresso Nacional tinha sido objeto de investigação da Polícia Federal. Não há roubalheira maior do que esse absurdo de orçamento secreto", afirmou o senador.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Líder da oposição no Senado, Randolfe é um dos principais nomes do bloco contrário ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na Casa. Foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid e, hoje, coordena a pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.
Em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT News, Randolfe afirmou que o governo menos corrupto não é aquele com o menor número de notícias sobre corrupção, mas sim o que tem mecanismos de combate à corrupção funcionando. "O risco de levar a luta contra a corrupção como se fosse uma qualidade e não uma obrigação, o resultado concreto disso é que nós acabamos recaindo no governo mais corrupto da história", disse o congressista.
O "orçamento secreto" é um meio utilizado pelo governo para conseguir apoio nos projetos de interesse no Congresso. Em troca de votos, congressistas recebem valores do orçamento para investirem em suas bases eleitorais. Apesar de estar previsto na legislação, há críticas sobre a falta de transparência, já que não seria possível saber os valores das emendas, destino e quem investiu a verba.
"Foi fundada nesse governo essa antinomia, esse espectro ambulante chamado orçamento secreto. Isso é o maior esquema de corrupção. O mensalão foi R$ 100 milhões, o petrolão, coloca o cálculo maior que foi, nenhum supera os R$ 40 bilhões do orçamento secreto. [...] Foi aparelhamento da PF, foi utilização da máquina do estado brasileiro para proteger os filhos do presidente da República dos esquemas de rachadinha", declarou Randolfe.