Publicidade
Congresso

Comissão da Câmara debate reajuste de tarifas de energia elétrica

Proposta da Aneel prevê aumento de 57% em relação à bandeira vermelha

Imagem da noticia Comissão da Câmara debate reajuste de tarifas de energia elétrica
Justificativa para reajuste de preços se deve à inflação acumulada | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (31.mai), uma audiência pública para debater o reajuste nos valores das bandeiras tarifárias de energia elétrica, apresentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Solicitante do debate, o deputado José Nelto (PP-GO) afrma que a Aneel pretende aplicar os novos valores da tarifa de energia a partir de junho. "Se aprovada do modo em que foi apresentada, a proposta importará em expressiva elevação no preço ao consumidor. Para as bandeiras amarela e vermelha, o reajuste será de 56% e 57%, respectivamente".

Para ele, não parece convincente a justificativa de que os principais motivos que levaram à alta dos valores decorrem da inflação acumulada no período e do custo de geração de energia. "O volume atual de armazenamento de água dos reservatórios nacionais está em níveis satisfatórios, ou seja, não há escassez hídrica", defendeu José Nelto.

+ Governo edita decreto que oficializa corte de R$ 8,2 bi no Orçamento

Foram convidados para a audiência o coordenador de monitoramento de mercado da Secretaria Nacional do Consumidor, Paulo Nei; o superintendente de regulação dos serviços de geração da Aneel, Alessandro D'Afonseca Cantarino; e o superintendente de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Joaquim Guedes Corrêa Gondim Filho.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade