Com janela partidária, Centrão ganha força e PL vira maior partido da Câmara
Legenda de Bolsonaro recebeu 33 deputados em período de troca; congressistas têm até esta 6ª para mudanças
Lis Cappi
O período que possibilita a troca de partido entre deputados, chamado janela partidária, fez o centrão ganhar peso e tornou um novo partido o maior da Câmara: o PL. A legenda do presidente Jair Bolsonaro recebeu, até a manhã desta 6ª feira (1º.abr), 33 deputados federais, o que fez a bancada saltar para 69 membros. A maioria dos congressistas veio do União Brasil: 21 deles. O que deixou o partido, que antes tinha a maior composição, com 52 deputados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As mudanças, motivadas principalmente pelas próximas eleições, fizeram com que outros 67 deputados também trocassem de legenda nesse último mês. Segundo atualizações da Câmara dos Deputados, o PL foi o que mais recebeu congressistas, com 33 adesões. Em seguida, está o Republicanos, com 15, e o PP, com 8 novos deputados.
O número de trocas ainda pode ser maior. Isso porque os deputados têm até o fim do dia para pedir pela troca de partido. Ao menos três devem anunciar a ida para uma nova sigla: Flávio Nogueira, antes PDT-PI, Luiz Lima antes PL-RJ e Márcio Labre, antes no PL/RJ. Os três congressistas comunicaram à Câmara que vão deixar o partido, mas ainda estão sem legenda.